Por quê, Por que, porque e porquê, não é tão complicado entender

Aí você me pergunta, por que têm tantos porquês? E eu respondo: Sei lá.

Brincadeira à parte, vou explicar o porquê disso e também como se diferencia os porquês.

Na língua portuguesa temos diversas regras e uma delas é o uso dos porquês e cada um deles deve ser usado em situações diferentes. O porquê disso é simples: maior clareza e sentido. Se todos os porquês fossem iguais, ocorreria múltiplos problemas de interpretação.

Agora vamos ao ponto principal, como se diferencia.

Por que

Por que separado e sem acento é usado para perguntas e também pode ser substituído por “Por qual” e suas variantes, como "Pelo qual", "Para qual" e outros.

Exemplo:

Por que você não assiste Anime?!

Esse é o motivo por que assisto animes.

Por quê

Por quê separado e com acento é usado no final de frases interrogativas.

Exemplo:

Você não gosta de animes, por quê?

Porque

Porque junto e sem acento é usado para frases em que você explica algo e pode ser substituído por ”pois”

Exemplo:

Eu odeio a Gabi porque ela matou a Sasha.

(F pela garota batata.)

Porquê

Porquê junto e com acento, ditos por muitos ser o mais difícil dos porquês.

Diferente dos demais ele é um substantivo e por isso podemos colocá-lo no plural. O porquê pode ser substituído por “motivo”, “causa” e “razão.”

Exemplo:

Não sei dizer o porquê de gostar tanto de anime. (A razão)

Duvido conseguir me dizer um porquê para animes serem ruins! (Um motivo)

Consigo contar centenas de causas que me fazem gostar de você, mas só preciso de dois porquês para me apaixonar, seu sorriso e seu abraço. (Duas causas)

Viu? Não é tão complicado.

Agora é com você!

Escrito por: EduUu

1 comentários :